Ana Sbardelatti/ Fevereiro 7, 2018/ Flatlay, fotografia, Instagram, Moda/ 18 comments

Quem tem familiaridade com Instagram, provavelmente já conhece o termo “ flatlay”, ou no mínimo já viu fotos desse estilo. São fotos de objetos organizados em composição, em uma superfície plana e fotografados de cima.

Eu amo essa maneira de fotografar, e amo ainda mais me aprofundar atrás das origens dessas técnicas. Fiz uma pesquisa e encontrei no site Creative algumas informações no mínimo curiosas.

O termo surgiu da derivação de uma técnica de organização batizada como “knolling”. Nome esse em referência à marca de cadeiras Knoll. E o que isso tudo tem à ver com flatlay?
Tudo começou em 1987 com a maneira que um dos zeladores dessa fábrica de cadeiras organizava seus instrumentos de trabalho, o que tornou esse hábito um método para os outros funcionários.
Tom Sachs, escultor em visita à essa fábrica, já em 2009, resolveu se inspirar no método para compor fotos de seus produtos. E assim surgiu esse novo jeito de fotografar!

Mas e como fazer um flatlay perfeito?

Separei algumas dicas infalíveis para melhorar o olhar fotográfico e compor fotos ainda mais harmônicas!

1. Objetos

Separe objetos com coesão visual em cores ou estilos por exemplo, e escolha os que você quiser dar mais destaque na foto. Organize de forma natural, e faça com que os objetos de segunda ordem, “vazem” um pouco da foto. Espalhe de maneira que eles fujam do enquadramento e de maneira natural, o foco fica nos objetos que você escolheu como destaque.

2. Conte uma história na foto

Quanto mais natural parecer a disposição dos objetos, mais atrativo é o flatlay. Escolha itens que “conversem” entre si de maneira usual, coisas que fazem sentido estarem juntas e são visivelmente agradáveis ao ser vistas pelo ângulo da foto. Tenha um tema em mente e utilize da criatividade!

 

3. Paleta

Ter uma cor guia ajuda muito na hora da organização e faz com que a visualização do flatlay pareça ainda mais harmônica. Os objetos não precisam ser todos da mesma cor, mas detalhes já se fazem suficientes para criar o ar aconchegante e despretensioso da foto.

 

4. Fundo

Dê preferência à fundos neutros para que os objetos se sobressaiam na foto. Use texturas como complemento de fundo mas não esqueça de deixar um pouco do fundo aparente nos espaçamentos entre objetos. A textura pode ser um tricot, por exemplo, pode ser um cachecol, um toalha de praia… use a criatividade!

 

5. Quantos objetos usar?

Flatlay é democrático por isso: pode-se fazer belas composições minimalistas, às vezes com apenas 2 objetos por exemplo, ou uma foto farta em detalhes! Sinta o que te agrada mais e teste as posições. Teste com 2 objetos, inclua mais 3, tire 2… sem medo de errar. Tenha em mente que a foto perfeita pode ser a décima que vc tirar, como pode ser que as 10 fotos testes fique belas! Só não pode desistir!

 

6. Espaço entre os objetos

Mesmo que a organização remeta leveza e naturalidade, como se os objetos tivessem sido “jogados” ali, é importante manter um padrão pessoal no espaçamento entre eles, para que não pareça uma simples bagunça. O espaço nesse caso, tem o objetivo de destacar o objeto em si e criar harmonia visual.

 

7. Algumas técnicas que podem ajudar na disposição e espaçamento dos objetos:

Proporção áurea: onde os objetos que merecem mais destaque devem estar posicionados no fim da espiral;

Regra do terços:
Onde as intersecções dos pontos terão mais destaque quando visualizar a foto.

 

Espero que as dicas sejam úteis para vocês! Tem alguma dica ou sugestão? Deixa aqui um comentário, vamos trocar ideias!

Ah! Caso você se inspire ou use alguma das dicas, compartilha comigo? Me marca no insta ou comenta aqui o link pra eu dar uma espiadinha!

Grande beijo! Ana

18 Comments

  1. Genteeee que post incrível!! Obrigada por compartilhas essas dicas! Eu amo flatlay e vira e mexe eu faço alguns e os que eu mais gosto eu post no insta. Amei as dicas, o enquadramento do celular ajuda muito! Tem um insta muito legal q chama @coolflatlay que é de uma blogueira, ela dá muitas dicas tbm!!

    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    1. Obrigada linda! Eu sempre espio esse ig! Pura inspiração! Beijão!

  2. Nada como a rainha do flatlay dando as dicas!! Você é inspiração master e eu amei o post super bem feito com as imagens complementando! Você arrasa

    1. Awn sua maravilhosa! Sou nadinha perto da diva das fotos clean aí… te amo <3

  3. Olá
    Se você visitar meu feed do instagram e descer um pouco vai ver uma sequência linda de flat lay. Ano passado eu estava viciada nesse tipo de foto. Ainda acho bem legal, mas tenho preguiça de pegar vários objetos.

    Vidas em Preto e Branco

    1. AAA Vou lá espiar sim! Beijos!

  4. Eu ameeei as dicas, principalmente para fazer fotos de livros <3 Acho que a regra dos terços é a principal, já que garantem o destaque essencial para os objetos que devem ser vistos em evidência. A paleta de cores e a ideia do espaçamento também são bem legais. Vou levar para minhas próximas composições.

  5. Nossa, eu amo flat Lays, comecei a fazer isso com minhas fotos, deram muito resultado. Sigo várias contas no Instagram que dão ótimas inspirações.

  6. As dicas são muito boas, eu já tinha visto n fotografias assim, mas não sabia que a técnica tinha nome… rs Amei as explicações e inspirações. Vou tentar fazer aqui em casa, se der certo, com certeza passo a postar assim.. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

  7. Você sabe que descobri a pouco tempo o nome desse estilo de foto rsrs eu sempre fazia mas não sabia que se chamava flatlay, confesso que é um dos formatos de montagem prediletas e sempre que consigo faço pq é lindo!

  8. Eu amo flatlays, mas tenho muuuita dificuldade em fazer fotos nesse estilo! Eu sempre acho difícil combinar os objetos e estampas, e deixar tudo harmonioso e não bagunçado. Seu post está muuuito bom, obrigada pelas dicas!

  9. Adoooro fotos flatlay e de vez em quando eu gosto de me aventurar e fazer algumas montagens 🙂 Obrigada pelas dicas, com certeza me ajudou bastante!

  10. Oi, tudo bem? Ótimas dicas, com certeza irá ajudar bastante quem quer fazer flatlay. Beijos, Érika =^.^=

  11. Oi Ana! Eu adoro fotos com flatlay, acho que fica lindo e ajuda o feed a ficar mais harmonioso <3
    O meu "tema" favorito de flatlays são com maquiagens e produtinhos de beleza.
    Beijão e amei as dicas!

  12. Úteis demais!! Eu estava loca atrás de umas dicas para compor um flat lay que eu entendesse, principalmente sobre a paleta de cores que era algo que eu sempre me confundia, amei!

  13. Menina! Claro que conheço flatlays, vejo por aí o tempo todo, mas devo admitir que não fazia ideia da definição e origem do termo. Adorei as suas dicas porque – surpresa! – eu mesma uso a técnica e não sabia disso. Vai me ajudar muito a tirar umas fotos poderosas pro meu feed!
    Literalize-se

  14. Amo flatlays ! Acho chique, embora não seja o estilo que abordo nas redes sociais. Combina bastante para quem aborda o conteúdo de moda. Vou anotar as dicas e quem sabe não começo a fazer alguns ? agora sei bem por onde começar. Beijos !

  15. Sou apaixonada por flatlay e amei as dicas! Eu tenho certa dificuldade no enquadramento muitas vezes, mas vou usar sua dica para as próximas com certeza!
    Muito bom!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*